O 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), realizado no período de 23 a 25 de julho, em Foz do Iguaçu, foi muito produtivo. O objetivo do evento foi priorizar as propostas das Inspetorias Regionais para o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema Confea/Crea/Mútua, que acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.
Na ocasião, o engenheiro eletricista Gilberto Dias de Melo, ex-diretor e membro associado do CEAL, apresentou, com a colaboração do engenheiro eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente da Inspetoria do Crea Regional de Londrina, a proposta de “reordenação e remoção dos cabos, fios, equipamentos e infraestruturas de telecomunicações inúteis nos postes da concessionária de energia elétrica em desconformidade com as normas técnicas NBR n.º 15214/2015 e NTC nº 855.901, com a finalidade de evitarmos risco de acidentes graves com a sociedade”.
Nesta etapa estadual, das 337 propostas apresentadas nas Inspetorias, 109 foram priorizadas pelas regionais. Destas, apenas 10 foram selecionadas para representar o Paraná no CNP.
Após intensos debates e discussões enriquecedoras sobre temas fundamentais para o fortalecimento das nossas profissões e proteção da sociedade. “A proposta que apresentei foi a mais votada entre as 10 finalistas e, junto com as demais selecionadas, representará o Crea--PR no 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema Confea/Crea/Mútua”, salienta o engenheiro eletricista Gilberto Dias de Melo.
O engenheiro Gilberto destaca que eventos como o CEP são fundamentais para o fortalecimento das profissões da engenharia e da agronomia, bem como para assegurar que os benefícios dessas áreas alcancem toda a sociedade. Seguimos juntos por uma engenharia mais forte, valorizada e comprometida com a segurança e o bem-estar da sociedade.