As inscrições para o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques 2025 estarão abertas a partir de hoje, 28 de abril, e poderão ser realizadas até o dia 20 de maio, às 23h59. A iniciativa é organizada pelo Comitê Mulheres do Crea-PR e tem como objetivo reconhecer a trajetória profissional de Engenheiras, Agrônomas e profissionais das Geociências que atuam no estado do Paraná.
A premiação será entregue em solenidade marcada para o dia 7 de julho de 2025, às 19h, e contemplará sete profissionais, uma representante de cada área de atuação das Câmaras Especializadas do Crea-PR.
De caráter exclusivamente cultural, o prêmio visa homenagear mulheres que se destacam pela competência, ética, liderança, inovação e contribuição para a sociedade no exercício das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Além disso, o regulamento do prêmio prevê como critério complementar, a partir deste ano, a promoção da equidade e da diversidade étnico-racial, reconhecendo os desafios interseccionais enfrentados por mulheres negras (pretas ou pardas) e indígenas.
As indicações devem ser realizadas por Conselheiros das Câmaras Especializadas do CREA-PR, por diretores das Entidades de Classe e por coordenadores de cursos ou reitores de Instituições de Ensino, sendo obrigatório que a profissional indicada possua registro regular junto ao Crea-PR há pelo menos três anos.
O envio deve incluir:
Cada entidade, instituição, ou câmara especializada pode indicar mais de uma profissional, respeitando os critérios estabelecidos no regulamento.
As indicações serão analisadas pelo Comitê Mulheres, que selecionará as homenageadas com base em critérios como trajetória profissional, premiações, projetos de destaque, tempo de atuação, participação no Sistema e ações com impacto na sociedade.
*O link para inscrição foi enviado aos Conselheiros, Entidades de Classe e Instituições de Ensino via boletim/e-mail. Ele também está disponível na área restrita do nosso site, no menu superior.
Criado para valorizar e dar visibilidade às contribuições das mulheres nas profissões fiscalizadas pelo Conselho, o Prêmio leva o nome da Engenheira Enedina Alves Marques, a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil no Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil. Sua trajetória inspira a busca por equidade de gênero, racial e social na área tecnológica.
Acompanhe os canais oficiais do Crea-PR e participe dessa celebração à força, à técnica e à dedicação das mulheres nas Engenharias, Agronomia e Geociências.
Fonte: Crea-PR